Bolsas

Câmbio

Crédito barato do BCE continua importante para economia da zona do euro, diz Draghi

FRANKFURT (Reuters) - A economia da zona do euro continua dependente do crédito barato e o Banco Central Europeu está usando a prorrogação de suas compras de títulos para afastar qualquer expectativa de aumento nos custos dos empréstimos, disse o presidente do BCE, Mario Draghi, nesta sexta-feira.

Draghi afirmou que o BCE está cada vez mais confiante de que a recuperação econômica da zona do euro continuará, mas o lento crescimento dos salários significa que a política monetária precisa permanecer frouxa.

"Um importante motor da recuperação continua sendo as condições de financiamento muito favoráveis que as empresas e as famílias encontram, que por sua vez são fortemente dependentes das nossas medidas de política monetária", disse Draghi.

O BCE está no caminho de comprar 2,55 trilhões de euros em títulos depois de decidir no mês passado continuar comprando bônus até setembro, ou além, se necessário.

"As compras de ativos também são importantes pelos sinais que elas enviam sobre a trajetória futura da política de taxas de juros: o chamado 'efeito de sinalização'", disse Draghi em uma conferência bancária.

Draghi disse que pesquisa do BCE encontrou "pouca evidência" de que sua política monetária estava prejudicando os bancos e que qualquer dano futuro será compensado por seu efeito favorável sobre a economia.

(Por Francesco Canepa e Balazs Koranyi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos