IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação na zona do euro sobe em março menos do que o estimado

18/04/2018 07h09

BRUXELAS (Reuters) - A inflação na zona do euro avançou em março menos do que o estimado anteriormente, informou nesta quarta-feira a agência de estatísticas europeia, uma vez que os preços dos alimentos não processados avançaram menos do que o calculado antes.

A revisão para baixo mostra a difícil tarefa que o Banco Central Europeu (BCE) enfrenta em levar a inflação para sua meta de perto mas abaixo de 2 por cento.

Os preços avançaram 1,3 por cento em março na comparação com o mesmo período do ano anterior, contra estimativa antes da Eurostat de alta de 1,4 por cento. Na comparação com o mês anterior, a alta foi de 1 por cento.

Os preços dos alimentos não processados subiram 0,8 por cento, ante 0,9 por cento calculado antes. A alta dos preços de serviços e energia foi o que o mais contribuiu para o resultado da inflação anual em março, mas a energia caiu em março na comparação com fevereiro.

Sem os preços de energia e alimentos não processados, dois componentes mais voláteis, os preços avançaram 1,3 por cento tanto na base mensal quanto anual, ligeiro aumento sobre a taxa anual anterior.

O BCE define isso como núcleo da inflação.

(Reportagem de Robert-Jan Bartunek)