IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chinesa Sinopec tem maior lucro em anos após salto nos preços do petróleo

27/08/2018 10h40

PEQUIM (Reuters) - A China Petroleum & Chemical Corp, maior refinador do país, reportou o melhor lucro trimestral em anos, diante de bons resultados nos negócios "upstream" e de refino, e projetou elevadas vendas de combustíveis no segundo semestre.

Conhecida como Sinopec, a companhia informou em comunicado divulgado no domingo que o lucro líquido do primeiro semestre foi de 41,6 bilhões de iuanes (6,05 bilhões de dólares), um aumento de 54 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Isso marca o melhor desempenho para um primeiro semestre desde que a empresa foi listada, há 18 anos, disse um porta-voz da companhia nesta segunda-feira, superando sua própria previsão de crescimento de 50 por cento no lucro, divulgada no final de julho.

A empresa não apresenta um detalhamento para os resultados do segundo trimestre. Mas de acordo com cálculos da Reuters com base nos lucros do primeiro trimestre da Sinopec, o lucro líquido de abril a junho subiu para 22,8 bilhões de iuanes, de 18,8 bilhões nos primeiros três meses do ano, o maior montante desde pelo menos o início de 2013.

Os ganhos mais fortes vieram depois que o petróleo atingiu 80 dólares o barril em maio pela primeira vez desde 2014, impulsionado pelos cortes de produção liderados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e pela queda da produção da Venezuela e da Líbia, bem como pela queda iminente das exportações iranianas.

A receita total nos primeiros seis meses do ano subiu para 1,3 trilhão de iuanes, 12 por cento mais que no ano anterior, em meio a preços mais altos do petróleo, aumento na produção de gás natural e margens de combustível mais fortes, disse a companhia.

A receita do segundo trimestre foi de 679 bilhões de iuanes, segundo cálculos da Reuters.

(Por Christian Shepherd e Meng Meng, em Pequim)