IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

TSE analisa cobertura de Lula em telejornais, que pode servir de "termômetro" sobre candidatura

28/08/2018 17h42

BRASÍLIA (Reuters) - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incluiu na pauta do plenário desta terça-feira à noite um pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que telejornais façam a cobertura de atos de campanha do ex-presidente e da coligação partidária encabeçada pelo petista.

Os advogados da chapa contestam a decisão do ministro Sérgio Banhos, que rejeitou em caráter liminar pedido da campanha para que haja um tratamento isonômico ao que é dado aos demais candidatos. Agora o caso vai ser analisado pelos sete ministros no plenário do TSE.

O julgamento pode servir como uma espécie de termômetro sobre como o TSE vai apreciar futuramente os pedidos de impugnação da candidatura de Lula. Líder nas pesquisas ao Palácio do Planalto, o ex-presidente está preso desde abril cumprindo pena por condenação em segunda instância na Lava Jato. Ele deve ter a candidatura barrada com base na Lei da Ficha Limpa.

Conforme reportagem da Reuters na semana passada, a expectativa é que o plenário julgue as impugnações da candidatura de Lula na próxima semana, após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

(Reportagem de Ricardo Brito)