IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caixa Seguridade assina novo acordo com CNP Assurances até 2041

29/08/2018 18h39

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Caixa Seguridade fechou novo acordo com os franceses da CNP Assurances, que pagarão 4,65 bilhões de reais para poder vender produtos das áreas de vida, prestamista e previdência até 2041 nas agências da Caixa Econômica Federal.

Na prática, a Caixa Seguridade renova em novas bases um antigo acordo que tem com a CNP Assurances e que vence em 2021. Um impasse na longa negociação entre os sócios para renovação foi um dos motivos que levaram a Caixa Seguridade a desistir de listar suas ações na bolsa paulista no ano passado.

Na nova joint venture, batizada de Caixa Seguros Holding, a Caixa Seguridade terá 60 por cento do capital, mas apenas 49 por cento das ações ordinárias, enquanto a CNP terá 40 por cento do capital, mas 51 por cento das ações votantes.

A atual parceria será mantida e a Caixa Seguridade e suas subsidiárias poderão trabalhar no mercado fora do balcão do banco, atuado com novas marcas distintas da Caixa.

A CNP aceitou abrir mão da exclusividade dos ramos logo que a Caixa Seguridade encontrar novos parceiros, o que a empresa brasileira afirma esperar acontecer até dezembro. Os ramos são seguros habitacional, auto, riscos patrimoniais e consórcios.

A Caixa Seguridade também estendeu uma parceria de exclusividade na corretagem com a Wiz até fevereiro de 2021, com as mesmas métricas de comissão atuais. Finalizado este prazo, a Caixa Seguridade abrirá concorrência para escolher um prestador de serviços de corretagem.