IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Smiles desabam quase 30% após proposta da Gol de incorporar companhia; Gol avança

15/10/2018 11h13

(Reuters) - As ações da Smiles desabavam quase 30 por cento na bolsa paulista nesta segunda-feira, após sua controladora, a companhia área Gol, anunciar uma reorganização societária, com planos de incorporar a empresa de programa de fidelidade e em uma segunda etapa migrar para o Novo Mercado da B3.

A proposta prevê a troca de ações da Smiles por ações preferenciais de uma classe atualmente existente e de uma nova classe de ações preferenciais resgatáveis pela Gol, em favor dos acionistas da Smiles. O resgates das ações PN especiais será feito em dinheiro, e o valor da transação não foi anunciado.

Após mais de 50 minutos em leilão, os papéis da Smiles caíam 28 por cento, a 37,30 reais, por volta das 11:05, após terem tocado 36,90 reais na mínima até o momento, menor cotação intradia desde dezembro de 2016. As preferenciais da Gol subiam 4,65 por cento. No mesmo horário, o Ibovespa avançava 0,57 por cento.

O BTG Pactual cortou a recomendação das ações da Smiles para 'neutra' após o anúncio e reduziu o preço-alvo a 50 reais, citando que a "Gol aparentemente não está mais alinhada com os interesses da Smiles", conforme relatório a clientes.

Em relação à companhia aérea, assumindo que os planos se concretizem, os analistas do BTG avaliam que ela deve se beneficiar da maior flexibilidade nas transações relacionadas à Smiles e de sinergias significativas relacionadas a impostos. Eles estimam que as eficiências fiscais trazidas a valor presente podem superar 1,5 bilhão de reais para a Gol.

(Por Paula Arend Laier; Edição de Raquel Stenzel)