Smiles desabam quase 30% após proposta da Gol de incorporar companhia; Gol avança
(Reuters) - As ações da Smiles desabavam quase 30 por cento na bolsa paulista nesta segunda-feira, após sua controladora, a companhia área Gol, anunciar uma reorganização societária, com planos de incorporar a empresa de programa de fidelidade e em uma segunda etapa migrar para o Novo Mercado da B3.
A proposta prevê a troca de ações da Smiles por ações preferenciais de uma classe atualmente existente e de uma nova classe de ações preferenciais resgatáveis pela Gol, em favor dos acionistas da Smiles. O resgates das ações PN especiais será feito em dinheiro, e o valor da transação não foi anunciado.
Após mais de 50 minutos em leilão, os papéis da Smiles caíam 28 por cento, a 37,30 reais, por volta das 11:05, após terem tocado 36,90 reais na mínima até o momento, menor cotação intradia desde dezembro de 2016. As preferenciais da Gol subiam 4,65 por cento. No mesmo horário, o Ibovespa avançava 0,57 por cento.
O BTG Pactual cortou a recomendação das ações da Smiles para 'neutra' após o anúncio e reduziu o preço-alvo a 50 reais, citando que a "Gol aparentemente não está mais alinhada com os interesses da Smiles", conforme relatório a clientes.
Em relação à companhia aérea, assumindo que os planos se concretizem, os analistas do BTG avaliam que ela deve se beneficiar da maior flexibilidade nas transações relacionadas à Smiles e de sinergias significativas relacionadas a impostos. Eles estimam que as eficiências fiscais trazidas a valor presente podem superar 1,5 bilhão de reais para a Gol.
(Por Paula Arend Laier; Edição de Raquel Stenzel)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.