IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolt Energias está perto de vender operações de comercialização, dizem fontes

31/10/2018 17h01

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A Bolt Energias, controlada por um fundo de investimento, está em negociações para a venda de suas operações de comercialização de energia, em uma transação que pode ser anunciada no próximo mês, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.

As tratativas para a venda da comercializadora da Bolt são com um grupo do setor de infraestrutura e têm sido comandadas pela BRPP, da corretora Brasil Plural, atual gestora do fundo Geração de Energia FIP Multiestratégia, que controla a Bolt Energias.

"A comercializadora já tem um investidor... está em fase final de diligências", afirmou uma das fontes, que prevê que o negócio possa ser anunciado até o final de novembro.

As fontes, que falaram sob a condição de anonimato, não disseram quem é o interessado na comercializadora e nem o valor da transação.

A operação de venda da comercializadora acontece em meio a um processo de desinvestimentos do FIP que controla a Bolt, que envolverá também os outros ativos administrados pela empresa, que tem ainda negócios de geração de energia, adicionou a fonte.

Quando criado, o fundo tinha previsão de ser encerrado em julho de 2018, o que envolveria a venda de seus ativos para remunerar os cotistas, segundo documentos do FIP disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O prazo de duração do fundo, no entanto, foi prorrogado neste ano para até 29 de junho de 2019, com previsão de acompanhamento semestral de seus desinvestimentos por um comitê de investimentos, segundo os documentos disponíveis na CVM.

Procurada, a Bolt Energias não comentou de imediato. A Brasil Plural também não respondeu de imediato a solicitações de comentário.

A operação acontece em um momento aquecido no mercado brasileiro de eletricidade-- o setor caminha para ter neste ano a maior expansão percentual já registrada no número de comercializadoras em atividade, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A unidade de comercialização da Bolt tem negociado uma média de cerca de 300 megawatts médios em eletricidade neste ano, segundo informações de boletim da CCEE.

(Por Luciano Costa)