PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Autoridades do BCE caminham para horizonte aberto de reinvestimento

29/11/2018 11h54

Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa

FRANKFURT (Reuters) - As autoridades do Banco Central Europeu estão caminhando para fazer apenas mudanças sutis na forma como o banco reinveste o dinheiro de títulos vencidos, incluindo a manutenção da duração das ofertas, disseram quatro fontes com conhecimento direto da discussão à Reuters.

Com seu programa de compra de 2,6 trilhões de euros em títulos sem precedentes, que deve terminar no próximo mês, os reinvestimentos devem se tornar uma importante ferramenta política, e os investidores estão aguardando ansiosamente o ajuste do instrumento que já foi sinalizado pelo banco há muito tempo.

As autoridads estão defendendo duas ou três opções em relação à duração dos reinvestimentos, mas estão mais inclinados para um mudança, em vez de uma revisão mais ampla, para manter a flexibilidade e evitar o comprometimento.

Alguns estão defendendo a inclusão de um tempo de referência, como no caso das taxas de juros, mas a visão predominante é tornar a duração condicionada ao clima econômico, à evolução da inflação, às condições de liquidez, aos empréstimos interbancários, disseram as fontes.

As fontes acrescentaram que nenhuma decisão foi tomada e a discussão está em andamento. Um porta-voz do BCE se recusou a comentar.