IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reservatórios de hidrelétricas fecharão ano em melhor situação que em 2017, diz ONS

19/12/2018 13h10

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os reservatórios das hidrelétricas do Brasil vão encerrar 2018 com nível mais elevado que no mesmo período do ano passado em todas as regiões, o que dará conforto para o fornecimento de energia em um verão com a promessa de temperaturas elevadas, disse nessa quarta-feira o diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata.

A previsão é que o Sudeste, que concentra os principais reservatórios, chegue ao fim do ano com 28,4 por cento da capacidade de armazenamento, ante 22,5 por cento em dezembro de 2017; no Nordeste, a projeção é de 42,4 por cento, ante 12,8 por cento ao final do ano passado.

Diante desse cenário, a perspectiva é de que seja mantida ao menos no curto prazo a chamada a bandeira verde nas contas de energia, que não gera custos extras para os consumidores. "A competência de definir a bandeira é da Aneel, mas as condições são favoráveis para se manter a bandeira verde em janeiro, pelo menos", disse Barata a jornalistas em evento do ONS com a imprensa.

(Por Rodrigo Viga Gaier)