IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rússia diz que EUA e protecionismo geraram volatilidade no mercado de petróleo

27/12/2018 11h45

Por Vladimir Soldatkin e Olesya Astakhova

MOSCOU (Reuters) - O crescente protecionismo, as guerras comerciais e a imprevisibilidade da administração norte-americana contribuíram enormemente para a volatilidade nos preços globais do petróleo nos últimos dois anos, disse nesta quinta-feira o ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak.

Os preços do petróleo têm oscilado muito, caindo em mais de um terço neste trimestre, em parte devido ao aumento da produção nos Estados Unidos.

"Todas essas incertezas, que agora estão no mercado: como a China se comportará, como a Índia se comportará... as guerras comerciais e a imprevisibilidade por parte do governo dos EUA... Esses são fatores que definem a volatilidade dos preços", disse Novak.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem sido um crítico vociferante da Opep, exigindo do cartel que reduza os preços da commodity.

Novak também disse a repórteres que a decisão dos EUA de permitir que alguns países negociem petróleo iraniano depois de colocar Teerã sob sanções foi um dos principais fatores por trás do pacto global deste mês para reduzir a produção de petróleo em 1,2 milhão de barris por dia.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outros grandes produtores de petróleo liderados pela Rússia concordaram em cortar sua produção a partir de janeiro, a fim de sustentar os preços do óleo.

"Se fossem duras sanções contra o Irã, não teríamos feito isso (reduzir a produção)", disse Novak a repórteres. Ele também disse que é altamente improvável que a Opep e outros produtores de petróleo estabeleçam uma estrutura conjunta permanente.