IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente-executivo da Sears faz oferta de US$4,4 bilhões para manter rede varejista funcionando

29/12/2018 14h41

Por Mike Spector e Jessica DiNapoli e Harry Brumpton

Dec 28 (Reuters) - O presidente-executivo da Sears Holdings Corp, Eddie Lampert, fez uma oferta de compra de 4,4 bilhões de dólares à rede varejista americana, que atualmente enfrenta processo de falência, no que deve ser a única chance de a empresa evitar fechar as portas e demitir dezenas de milhares de trabalhadores, disse um porta-voz do fundo de investimentos do bilionário nesta sexta-feira.

A proposta de Lampert é composta, em parte, por 1,3 bilhão de dólares em financiamentos de três diferentes instituições financeiras, disse o porta-voz do fundo de investimentos ESL.

Com a oferta, seriam preservadas cerca de 425 lojas que a Sears ainda não fechou e seriam garantidos os empregos de até 50.000 trabalhadores, entre os 68.000 empregados pela rede varejista. Uma afiliada da ESL, a Transform Holdco LLC, apresentou a proposta, disse o porta-voz.

Fontes familiarizadas com o assunto disseram que o financiamento vem de bancos que já são credores da Sears, como Bank of America e Citigroup, e também o Royal Bank of Canada, que anteriormente não era um credor. Juntos, eles concordaram em fornecer 950 milhões de dólares com base em empréstimos e uma linha de crédito rotativo de 350 milhões de dólares.

Além disso, outra parte da oferta de Lampert depende de 1,8 bilhão de dólares em dívidas da Sears que a ESL já detém e planeja perdoar para apoiar a oferta, disseram as fontes. A oferta também inclui cerca de 400 milhões de dólares em financiamentos de credores não-bancários, disseram as fontes.

A oferta contempla a adoção de acordos de proteção que a Sears vendeu anteriormente para tranquilizar clientes que compraram eletrodomésticos, televisores, tratores e outros itens caros, disse o porta-voz da ESL.