IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump diz que um acordo comercial com a China "pode muito bem acontecer"

19/01/2019 15h11

WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, Donald Trump, disse neste sábado que houve progresso em relação a um acordo comercial com a China, mas negou que esteja considerando levantar as tarifas sobre as importações chinesas. 

"As coisas estão indo muito bem com a China e com o comércio", disse ele a jornalistas na Casa Branca, acrescentando que viu algumas “informações falsas” indicando que as tarifas norte-americanas sobre produtos chineses seriam levantadas.

"Se chegarmos a um acordo certamente não teremos sanções e, se não chegarmos a um acordo, teremos", disse Trump. "Nós tivemos um número extraordinário de reuniões e um acordo pode muito bem acontecer com a China. Está indo bem. Eu diria que está indo tão bem quanto possível."

O vice-primeiro-ministro chinês Liu He visitará os Estados Unidos em 30 e 31 de janeiro para a próxima rodada de negociações comerciais com Washington.

A visita ocorrerá após negociações de menor nível ocorridas em Pequim na semana passada para solucionar a amarga disputa entre as duas maiores economias do mundo até 2 de março, quando o governo Trump agendou um aumento de tarifas sobre produtos chineses avaliados em 200 bilhões de dólares.

De acordo com fontes informadas sobre as negociações, citadas exclusivamente pela Reuters na sexta-feira, os EUA estão pressionando por revisões regulares do progresso da China nas prometidas reformas comerciais como uma condição para um acordo comercial – e podem recorrer a tarifas novamente se considerar que Pequim violou o acordo.

(Por Steve Holland)