IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Angra 2 é reconectada ao Sistema Interligado Nacional após reparos

25/01/2019 11h58

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A usina nuclear Angra 2 foi reconectada nesta sexta-feira ao Sistema Interligado Nacional, depois de ter sido desligada do sistema na quarta-feira, informou a Eletronuclear.

A central elétrica no sul do Estado do Rio de Janeiro já se encontra em processo de elevação de potência, devendo atingir a plenitude ainda nesta sexta-feira.

A usina foi desligada devido à atuação da proteção elétrica de um dos transformadores principais do circuito de 500 kV, na parte não nuclear, informou a estatal.

“Após avaliação, constatou-se que a causa do problema foi um para-raio danificado, substituído pelos profissionais da Eletronuclear”, disse a empresa em nota à imprensa.

A Eletronuclear informou ainda que o episódio não causou risco à segurança de Angra 2 e não houve liberação radiológica para meio ambiente ou empregados.

A demanda por energia tem batido sucessivos recordes este ano de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS) em razão de temperaturas elevadas em todo país.

(Por Rodrigo Viga Gaier)