IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Paralisação parcial do governo dos EUA custou US$3 bi para a economia, diz gabinete orçamentário

28/01/2019 14h11

WASHINGTON (Reuters) - A economia norte-americana deve perder 3 bilhões de dólares devido à paralisação parcial de 35 dias do governo federal, por conta da exigência do presidente Donald Trump de financiamento para um muro na fronteira, disseram pesquisadores do Congresso nesta segunda-feira.

O custo da paralisação vai tornar a economia dos EUA 0,02 por cento menor do que o esperada em 2019, segundo um relatório do Departamento de Orçamento do Congresso. Mas pesquisadores disseram que os efeitos mais significativos serão sentidos por empresas e trabalhadores individuais, particularmente os quase 800 mil funcionários federais que ficaram sem pagamento no período.

No geral, a economia dos EUA perdeu cerca de 11 bilhões de dólares durante o período de cinco semanas, segundo o relatório. No entanto, o Departamento espera que 8 bilhões de dólares sejam recuperados quando o governo reabrir e os trabalhadores federais receberem salários atrasados.

O governo dos EUA reabriu totalmente nesta segunda-feira. Ainda é incerto como as autoridades vão abordar a questão da segurança na fronteira com o México antes do prazo de 15 de fevereiro estipulado por Trump para evitar outra paralisação.

Trump exigiu 5,7 bilhões de dólares para construir o muro há muito prometido ao longo da fronteira dos EUA com o México, que ele diz ser necessário para acabar com a imigração ilegal, o tráfico humano e o contrabando de drogas. Os democratas se opõem a financiar o muro, mas dizem que apoiam um financiamento adicional para medidas de segurança ao longo da fronteira.