Mercado de petróleo deve se equilibrar no 1º tri, diz ministro dos Emirados Árabes
DUBAI (Reuters) - O mercado de petróleo deve alcançar o equilíbrio entre a oferta e a demanda no primeiro trimestre deste ano, disse o ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail Al Mazrouei, ao canal de televisão Al-Arabiya nesta segunda-feira.
Ele disse estar satisfeito com a implementação de um acordo para reduzir a oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, incluindo a Rússia.
A Opep, Rússia e outros produtores aliados concordaram em reduzir a oferta de petróleo em 1,2 milhões de bpd a partir de 1º de janeiro deste ano.
Mazrouei disse que é prematuro discutir a compensação das perdas de produção de petróleo em alguns dos países exportadores.
O Irã, a Líbia e a Venezuela registraram quedas na produção como resultado de sanções comerciais e instabilidades.
"A maioria dos países da Opep e de aliados está fazendo a sua parte" para equilibrar o mercado, disse Mazrouei separadamente, a caminho de uma conferência em Dubai.
Ele também pediu aos Estados Unidos que aumentem a participação de renováveis e gás natural em seu mix de energia, e reduzam o uso de carvão, para tratar das preocupações com a mudança climática.
(Por Maher Chmaytelli e Alex Cornwell)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.