IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Weg amplia linha de produtos no país com aquisição de fabricante no sul

14/02/2019 17h19

SÃO PAULO (Reuters) - A Weg ampliou suas apostas no mercado brasileiro com a aquisição de uma fabricante de equipamentos para motores industriais no sul do país que aumenta a linha de produtos da companhia, em um momento em que a economia segue carregada por expectativas de que o governo de Jair Bolsonaro conseguirá aprovar reformas.

A fabricante de motores elétricos e tintas industriais anunciou a compra da Geremia Redutores, que produz equipamentos que ajudam a controlar a velocidade de instalações como esteiras de transporte.

O anúncio da aquisição da empresa fundada em Bento Gonçalves (RS) em 1973, ocorreu um dia depois que a Weg divulgou compra da área de armazenamento de energia em baterias da norte-americana NPS, nos Estados Unidos.

A companhia não revelou os valores das transações, mas o vice-presidente financeiro, André Rodrigues, afirmou que o valor conjugado das duas transações fica na casa da centena de milhões de reais.

"Crescimento inorgânico também faz parte do processo de crescimento da empresa fora e dentro do Brasil, que segue sendo um país estratégico para a Weg", disse o executivo.

"A aquisição de ativos da NPS é uma aposta que estamos fazendo de antecipar uma tendência do futuro" de armazenamento de energia por distribuidoras de eletricidade. "A (compra da) Geremia) auxilia a Weg a ser mais competitiva ante grupos globais que lideram no mercado brasileiro", disse Rodrigues, referindo-se à alemã Sew.

Segundo ele, a Geremia, cuja aquisição foi feita pela joint venture da Weg-Cestari, complementa o portfólio de produtos da Weg com equipamentos de pequeno a médio portes e traz "sinergias na área industrial e ganhos de produtividade". Rodrigues evitou dar detalhes uma vez que a Weg está em período de silêncio antes da divulgação de resultado do quarto trimestre, na próxima quarta-feira.

Em comunicado ao mercado, a Weg afirmou que a Geremia Redutores teve receita líquida de 57,4 milhões de reais em 2017 e emprega 220 funcionários.

As ações da Weg tinham queda de 0,4 por cento nesta quinta-feira, por volta das 17h, enquanto o Ibovespa subia 0,5 por cento.

(Por Alberto Alerigi Jr.,)