IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receios com negociações EUA-China pesam e índices recuam

28/02/2019 19h16

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices de Wall Street recuaram ligeiramente nesta quinta-feira, após dados do PIB americano melhores do que as previsões terem sido ofuscados por preocupações sobre as negociações comerciais EUA-China.

O Dow Jones caiu 0,27 por cento, para 25.916 pontos. O S&P 500 perdeu 0,28 por cento, para 2.784 pontos. O Nasdaq cedeu 0,29 por cento, para 7.532 pontos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ter deixado a cúpula do Vietnã com Kim Jong por causa das exigências do líder norte-coreano de suspender sanções lideradas pelos EUA.

Dados do Departamento de Comércio mostraram, enquanto a economia dos EUA teve crescimento inferior a 3 por cento em 2018, o quarto trimestre foi melhor do que o esperado.

Mas os investidores foram cautelosos, após o S&P ter subido 11 por cento neste ano, ao mesmo tempo em que as expectativas para os lucros do trimestre atual se tornaram negativas.

Essa é uma "desconexão que precisa ser reconciliada", disse Terry Sandven, gerente de portfólio e estrategista-chefe de ações do U.S. Bank, em Minneapolis.

Analistas de Wall Street agora esperam que os lucros do primeiro trimestre caiam 1,1 por cento em comparação com as estimativas de janeiro de crescimento de 5,3 por cento, de acordo com dados do IBES da Refinitiv.

"Nesta semana faltaram incentivos para mais alta". Os lucros do quarto trimestre estão chegando ao fim e não houve notícias sobre as negociações comerciais EUA-China", disse Sandven.

Os investidores também não se impressionaram com a garantia do assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, de que as negociações comerciais entre EUA e China estavam avançando após "fantásticos" progressos feitos na semana passada.

"É hora de um progresso concreto", disse Oliver Pursche, estrategista-chefe de mercado da Bruderman Asset Management.

(Reportagem de Sinéad Carew)