IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gastos com construção nos EUA recuam inesperadamente em dezembro

04/03/2019 12h36

WASHINGTON (Reuters) - Os gastos com construção nos Estados Unidos recuaram inesperadamente em dezembro, pressionados por queda em investimentos em projetos públicos e privados, em mais uma evidência de que a economia norte-americana perdeu força no final de 2018.

O Departamento de Comércio dos EUA disse nesta segunda-feira que os gastos com construção declinaram 0,6 por cento no último mês do ano passado, após um aumento de 0,8 por cento em novembro.

Economistas consultados pela Reuters previam um acréscimo de 0,2 por cento em dezembro. O dado ampliou a série de números econômicos fracos de dezembro, que incluíram vendas no varejo, novas construções residenciais, comércio e vendas de casas.

Na base ano a ano, os gastos com construção subiram 1,6 por cento em dezembro. Em 2018, houve elevação de 4,1 por cento, desempenho mais fraco desde 2011. A divulgação do indicador foi atrasada em razão da paralisação parcial de cinco semanas do governo dos EUA que terminou em 25 de janeiro.

Em dezembro, os gastos em projetos privados de construção caíram 0,6 por cento, após alta de 1,3 por cento em novembro. Os investimentos em projetos públicos de construção recuaram 0,6 por cento, após declínio de 1 por cento.

(Por Lucia Mutikani)