IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Senado instala CPI de Brumadinho e convoca dirigentes da Vale

Maria Carolina Marcello

Brasília

13/03/2019 20h15

O Senado instalou nesta quarta-feira uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas do rompimento de barragem de rejeitos de mineração da Vale em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro, que deixou centenas de mortos.

Para a presidência da CPI foi eleita a senadora Rose de Freitas (PODE-ES). O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) será o vice-presidente, enquanto o senador Carlos Viana (PSD-MG) foi designado relator da comissão.

Logo após a instalação e eleição do presidente e vice-presidente, a CPI aprovou a convocação de Fabio Schvartsman, que foi afastado da presidência da empresa, e de Eduardo Bartolomeo, que ocupa interinamente a presidência da Vale.

Ainda não há data para os depoimentos.

O colapso da barragem, que recebia rejeitos do beneficiamento de minério de ferro da mina Córrego do Feijão, liberou mais de 12 milhões de metros cúbicos de lama, que atingiu instalações da própria Vale, comunidades, rios e vegetações.

Até o momento, com o desastre, foram identificados 201 mortos e 107 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo o último levantamento da Defesa Civil.

3ª tragédia? Após Brumadinho, não há garantias sobre segurança de barragens

UOL Notícias