IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alta inesperada na confiança empresarial da Alemanha alivia temores de recessão

25/03/2019 07h57

Por Michael Nienaber

BERLIM (Reuters) - A confiança empresarial da Alemanha melhorou inesperadamente em março após seis quedas consecutivas, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, sugerindo que a maior economia da Europa deve acelerar nos próximos meses após ter evitado por pouco a recessão no ano passado.

A perspectiva de crescimento da economia alemã, que depende das exportações, tem sido prejudicada por disputas comerciais provocadas pelas políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pelo risco de o Reino Unido sair da União Europeia sem um acordo.

O instituto econômico Ifo informou que seu índice de clima de negócios subiu a 99,6 de 98,7 no mês anterior. O resultado superou a expectativa de uma leitura de 98,5.

O euro, os rendimentos dos títulos do governo e as ações no bloco monetário subiram após a alta no sentimento empresarial alemão, uma vez que aliviou os temores do mercado sobre um cenário econômico negativo.

"A economia alemã está mostrando resiliência", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

As empresas estavam mais satisfeitas com a atual situação dos negócios, e mais otimistas sobre suas perspectivas para os próximos seis meses, mostrou a pesquisa.