Alta inesperada na confiança empresarial da Alemanha alivia temores de recessão
Por Michael Nienaber
BERLIM (Reuters) - A confiança empresarial da Alemanha melhorou inesperadamente em março após seis quedas consecutivas, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, sugerindo que a maior economia da Europa deve acelerar nos próximos meses após ter evitado por pouco a recessão no ano passado.
A perspectiva de crescimento da economia alemã, que depende das exportações, tem sido prejudicada por disputas comerciais provocadas pelas políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pelo risco de o Reino Unido sair da União Europeia sem um acordo.
O instituto econômico Ifo informou que seu índice de clima de negócios subiu a 99,6 de 98,7 no mês anterior. O resultado superou a expectativa de uma leitura de 98,5.
O euro, os rendimentos dos títulos do governo e as ações no bloco monetário subiram após a alta no sentimento empresarial alemão, uma vez que aliviou os temores do mercado sobre um cenário econômico negativo.
"A economia alemã está mostrando resiliência", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.
As empresas estavam mais satisfeitas com a atual situação dos negócios, e mais otimistas sobre suas perspectivas para os próximos seis meses, mostrou a pesquisa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.