IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações da Norsk Hydro sobem com esperança de decisão favorável no Brasil

15/04/2019 10h31

Por Terje Solsvik

OSLO (Reuters) - As ações da fabricante norueguesa de metais Norsk Hydro subiam nesta segunda-feira, após a empresa ter ganho apoio adicional em suas tentativas de retomar a produção total de sua refinaria de alumina no Brasil, a chamada Alunorte.

A unidade, uma fornecedora vital para a indústria global de alumínio, está operando com metade da capacidade desde um vazamento em fevereiro de 2018 que levou reguladores e a Justiça a restringir suas atividades.

Desde uma emissão não autorizada de água não tratada, a Hydro aprimorou as instalações da Alunorte para tentar convencer as autoridades a autorizar a retomada da produção total.

Uma análise por uma consultoria independente apoiou o argumento da companhia de que a Alunorte está segura para operar agora, disse a Hydro em um comunicado na noite de sexta-feira. A empresa e procuradores no Brasil entraram com um pedido conjunto na Justiça para retirar o embargo à unidade.

O comunicado da empresa, no entanto, não indicou quando uma decisão judicial nesse sentido poderá ser anunciada.

As ações da Hydro chegaram a saltar até 5,5 por cento no início da sessão, com a notícia.

"Parece haver condições para garantir um resultado positivo", disse a corretora DNB Markets em nota a clientes, enquanto o JP Morgan disse ver chances de a Alunorte retomar a operação com 100 por cento da capacidade no terceiro trimestre.

A refinaria é a maior do mundo, e transforma bauxita de minas no Brasil em alumina, material chave utilizado na produção de alumínio. A unidade tem capacidade anual de produção de cerca de 6,2 milhões de toneladas de óxido de alumínio, ou alumina, ante uma produção global de 100 milhões de toneladas do material, segundo informações do site da Hydro.