IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da França estima crescimento do PIB no 2º tri a 0,3%

13/05/2019 09h21

PARIS (Reuters) - A economia francesa deve crescer 0,3% no segundo trimestre, projetou o banco central da França nesta segunda-feira, enquanto a segunda maior economia da zona do euro mantém um ritmo de crescimento relativamente estável, apesar do impacto dos protestos contra o governo.

O Banco da França acrescentou em uma pesquisa mensal de negócios que a confiança na indústria manufatureira francesa caiu para 99 pontos em abril, de 100 pontos em março, recuando também para 100 pontos em abril, de 101 em março, no setor de serviços.

No mês passado, dados oficiais mostraram que a economia francesa registrou um crescimento de 0,3% no primeiro trimestre de 2019, marcando seu terceiro trimestre consecutivo de crescimento neste ritmo.

No entanto, alguns economistas ficaram desapontados que os gastos do consumidor não tenham se recuperado com mais força, dadas as promessas do governo de cortar impostos e aumentar as aposentadorias em resposta aos protestos de rua que vêm ocorrendo na França desde novembro.

O governo projetou um pacote de 10 bilhões de euros em dezembro, com o objetivo de aumentar a renda dos trabalhadores e pensionistas mais pobres.

(Por Sudip Kar-Gupta)