Importações de minério de ferro da China dão salto com oferta crescente e demanda estável
PEQUIM (Reuters) - As importações chinesas de minério de ferro voltaram a subir em agosto, atingindo o nível mais alto em 19 meses, mostraram dados alfandegários no domingo, impulsionadas pela recuperação da oferta de grandes mineradoras e usinas que reabastecem estoques à medida que a demanda se estabiliza.
As chegadas da matéria-prima siderúrgica totalizaram 94,85 milhões de toneladas no mês passado, um aumento de 4,2% em relação aos 91,02 milhões de toneladas em julho, marcando o nível mais alto de importações desde janeiro de 2018.
Nos primeiros oito meses de 2019, as importações chinesas de minério de ferro atingiram 684,9 milhões de toneladas, ante 710 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado.
"As condições para os embarques em agosto para a China ficaram estáveis à medida que as grandes mineradoras retomaram a produção", disse Zhao Xiaobo, analista da Sinosteel Futures, antes da divulgação dos dados.
As importações de minério de ferro da China recuperaram 21% em julho, com o crescimento dos embarques de grandes mineradoras na Austrália e no Brasil, elevando o estoque de minério de ferro importado nos portos chineses para 125,25 milhões de toneladas até o final de agosto, segundo dados compilados pela consultoria SteelHome.
Alguns observadores do mercado especularam que a demanda por minério de ferro poderia diminuir em agosto devido às medidas antipoluição da China, especialmente quando Pequim procura reduzir a poluição atmosférica no norte do país antes das comemorações de 1º de outubro do 70º aniversário da China moderna.
As taxas de utilização nas siderúrgicas de todo o país estavam em 68,23% nesta semana a partir de 5 de setembro, um pouco acima do final de agosto, segundo dados compilados pela consultoria Mysteel.
(Reportagem de Min Zhang e Tom Daly)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.