PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Ibovespa reverte tendência e bate nova máxima após Fed

30/10/2019 17h05

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista reverteu a tendência negativa após anúncio de corte na taxa de juros pelo Federal Reserve e bateu nova máxima de fechamento nesta quarta-feira, com o mercado aguardando decisão de política monetária do Copom.

Após ter operado em baixa na maior parte do dia, o Ibovespa subiu 0,79%, a 108.407,54 pontos, na máxima do dia. O volume financeiro da sessão somou 18,8 bilhões de reais.

Confirmando as expectativas do mercado, o Fed cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, mas adotou um tom que foi interpretado pelos investidores como sinal de pausa no ciclo de cortes de juros.

No Brasil, o Copom anuncia nesta ainda quarta decisão de política monetária, com o mercado amplamente apostando em um corte de 0,50 ponto percentual na Taxa Selic.

"O que o mercado espera é um sinal efetivo sobre o final do ciclo de flexibilização, que pode terminar em 4%", afirmou Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos.

No plano político, repercutiu a notícia que um dos suspeitos da morte da vereadora Marielle Franco entrou no condomínio onde o presidente Jair Bolsonaro tem casa no Rio de Janeiro, dizendo que iria à casa do então deputado, mas na verdade foi para a residência do ex-policial Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos que mataram a vereadora e seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018.

"Embora tenham passado um pouco do padrão dos 'ruídos' anteriores, não se sabe se haverá algum respingo no mercado", informou a Terra Investimentos em nota a clientes.

Nesta noite, investidores também conferem balanços trimestrais de B2W , Grupo Pão de Açúcar e Lojas Americanas .

DESTAQUES

- MAGAZINE LUIZA ON disparou 6,97%, após divulgar que seu lucro líquido do terceiro trimestre deu um salto de 96,7% ante mesma período de 2018.

- CIELO ON perdeu 3,65%. A empresa de pagamento registrou lucro líquido de 358,1 milhões de reais no terceiro trimestre, queda de 51,7% na comparação anual.

- SABESP ON avançou 3,37%. A comissão da Câmara que analisa projeto que atualiza o marco legal do saneamento básico aprovou o texto-base da proposta. [nL2N27F1S2]

- SANTANDER BR UNT recuou 1,66%, apesar do banco ter divulgado resultados trimestrais acima das estimativas de analistas. No setor, BRADESCO PN ganhou 0,47% e ITAÚ UNIBANCO PN valorizou-se 0,63%.

- PETROBRAS ON e PETROBRAS PN subiram 1,21% e 0,87%, nesta ordem, apesar da queda dos preços do petróleo.

- MULTIPLAN ON avançou 3,73%. A administradora de shopping centers divulgou no final da terça-feira lucro de 121,5 milhões de reais para o terceiro trimestre, acima da previsão de analistas.

- VALE ON perdeu 0,12%. A empresa havia subido cerca de 5,7% desde semana passada até a sessão da véspera.

- B2W GLOBAL ON avançou 1,44%, antes da divulgação de balanço trimestral.