IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento do PIB francês cairá para 0,2% no 4° tri, estima BC da França

12/11/2019 08h56

Por Sudip Kar-Gupta

PARIS (Reuters) - A economia francesa deverá crescer 0,2% no quarto trimestre, estimou o Banco da França nesta terça-feira, o que marcaria uma desaceleração em relação ao terceiro trimestre à medida que as disputas comerciais internacionais obscurecessem as perspectivas para a economia global.

Os líderes empresariais esperam que a produção industrial desacelere em novembro, principalmente entre as montadoras, afetadas por disputas comerciais e uma desaceleração na construção, mostrou a pesquisa do banco central francês.

A medida de sentimento do banco para o setor de serviços caiu para 98 pontos em outubro, ante 99 no mês passado, embora o sentimento da indústria tenha aumentado para 98 pontos em outubro, ante 96 em setembro.

A economia da França conseguiu contrariar as previsões de desaceleração para o terceiro trimestre depois que o governo injetou bilhões de euros de estímulo.

O crescimento econômico de 0,3% no terceiro trimestre foi uma boa notícia para o presidente Emmanuel Macron, embora ainda haja preocupação sobre o impacto das disputas comerciais internacionais na zona do euro e na economia global.

O Brexit e uma disputa comercial entre a China e os Estados Unidos atingiram a economia alemã - dependente de exportações - mais do que a França, e a economia francesa tem sido mais resiliente do que a alemã até agora.

"A desaceleração da Alemanha teve obviamente um impacto na França, com a Alemanha sendo a maior economia europeia, mas isso não é novidade, pois a desaceleração havia começado em 2018. A França, com um setor de exportação menor, sofreu menos com essa desaceleração", afirmou Gilles Pradere, gerente sênior de fundos da empresa de investimentos RAM Active.