BoE mantém taxa de juros estável, promete mais compras de ativos se necessário
LONDRES (Reuters) - O Banco da Inglaterra (BoE) manteve sua taxa de juros básica em um recorde de 0,1% nesta quinta-feira e disse estar pronto para aumentar ainda mais o seu programa de compra de títulos recentemente expandido, se necessário, para ajudar a economia britânica com a crise do coronavírus.
O banco central, que se apressou a tomar medidas de emergência em duas ocasiões no início deste mês, quando o governo fechou parte da economia, disse que não era capaz de avaliar com precisão o tamanho da iminente queda no crescimento.
"Se necessário, o CPM pode expandir ainda mais a compra de ativos", disse o BoE, referindo-se ao seu Comitê de Política Monetária.
"O CPM continuará monitorando a situação de perto e, consistente com suas atribuições, estará pronto para responder ainda mais conforme necessário, a fim de evitar um aperto injustificado nas condições financeiras e apoiar a economia."
O BoE manteve o tamanho total do seu programa de compra de títulos - compreendendo principalmente dívida do governo britânico e alguns títulos corporativos - em 645 bilhões de libras (774 bilhões de dólares).
O banco central fez dois cortes emergenciais em sua principal taxa de juros no início deste mês e aumentou seu programa de compra de títulos em um recorde de 200 bilhões de libras.
"A escala e a duração do choque na atividade econômica, embora altamente incertas, serão grandes e acentuadas, mas devem se provar temporárias, principalmente se as perdas de empregos e as reveses nos negócios puderem ser minimizadas", disse o BoE nesta quinta-feira.
(Reportagem de David Milliken e William Schomberg)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.