PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Exportação de soja do Brasil atinge 740 mil t/dia na média de abril

Armazém com soja recém-colhida em Sorriso (MT) - Paulo Whitaker
Armazém com soja recém-colhida em Sorriso (MT) Imagem: Paulo Whitaker

Da agência Reuters, em São Paulo

20/04/2020 16h51

A exportação de soja do Brasil atingiu cerca de 740 mil toneladas na média diária de abril até o último dia 17, o que indica embarques já realizados de cerca de 9 milhões de toneladas no acumulado do mês, considerando dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A média diária de embarques da Secex, que leva em conta dias úteis, apresentou um recuo na comparação com o dado visto até a segunda semana de abril, que apontava 875,2 mil toneladas ao dia.

A expectativa de exportadores é de que o Brasil possa bater um recorde histórico mensal de embarques em abril, com exportações de 14,5 milhões de toneladas, diante de firme demanda chinesa.

Pela média diária da Secex, os embarques brasileiros cresceriam 65% na comparação com abril de 2019, segundo a Secex.

No setor de proteína animal, as exportações de carne bovina in natura alcançaram 5,6 mil toneladas por dia até a terceira semana de abril, versus 5,98 mil toneladas na média do mês até a semana anterior, mas um aumento de mais de 4% na comparação anual.

Entre as outras commodities mais importantes de exportação do Brasil, os embarques de minério de ferro se sustentaram acima de 1 milhão de toneladas na média diária na parcial deste mês, aumento de 17% ante a média registrada um ano antes.

Na contramão, as vendas externas de petróleo bruto chegaram 264,4 mil toneladas, versus 320,1 mil toneladas na média diária acumulada até a segunda semana de abril, com queda na comparação anual de mais de 18%.