IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa fecha acima dos 81 mil pontos com salto de bancos

28/04/2020 17h42

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa atingiu a máxima em seis semanas nesta terça-feira, com um alívio dos ruídos políticos dos últimos dias, movimento liderado por ações de bancos, após o Santander Brasil abrir a temporada de balanços do setor com lucro acima das expectativas.

Com uma escalada das ações do setor financeiro, o Ibovespa subiu 3,93%, a 81.312,23 pontos, máxima de fechamento desde 13 de março. O volume financeiro da sessão somou 27,25 bilhões de reais.

As preocupações do mercado com ruídos políticos recentes perderam força, enquanto as atenções se voltaram para a melhora da expectativa globais com a retomada econômica pós-coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro oficializou nesta terça a nomeação de André Mendonça para ministro da Justiça e de Alexandre Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal, após a crise política deflagrada na semana passada com a saída de seus antecessores, Sergio Moro e Maurício Valeixo, respectivamente.

Analistas da Rico Investimentos avaliaram que as incertezas econômicas geradas pela crise sanitária somadas à crise política são fatores que impactam o mercado, mas "o investidor parece ter antecipado um cenário bem ruim na sexta-feira", avaliação que perdeu um pouco de força nesta semana.

Esta mudança de humor se deu muito por conta do reiterado apoio de Bolsonaro ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, afastando por hora os rumores de sua saída, um dos grandes temores do mercado, apontaram analistas da Terra Investimentos.

Apesar de um tom menos negativo no mercado, as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do país seguem piorando. A Moody's passou a prever queda de 5,2% no PIB de 2020, contra previsão anterior de recuo de 1,6%.

E o UBS piorou sua estimativa para retração, de 2% para 5,5%. O banco ainda afirmou que no pior cenário avaliado, a economia poderá recuar até 10,1% este ano.

Investidores aguardam os resultados financeiros de Vale, Raia Drogasil e Cielo, marcados para após o fim da sessão desta terça-feira.

DESTAQUES

- SANTANDER BR saltou 11,5%, após divulgar balanço do primeiro trimestre, com lucro acima do previsto. O banco previu que o segundo trimestre será mais difícil, mas que suas provisões estão em nível adequado. Isso ampliou otimismo no setor. BANCO DO BRASIL disparou 13,43%, BRADESCO PN subiu 8,77% e ITAÚ UNIBANCO PN avançando 8,25%.

- VIA VAREJO ON ganhou 19,4%, líder de valorização do índice. MAGAZINE LUIZA ON subiu 4,65% e LOJAS RENNER ON avançou 4,04%.

- PETROBRAS PN valorizou-se 4,86%, enquanto os papéis ordinários ganharam 7,26%. A empresa informou na véspera que reviu o corte de produção previsto para abril após verificar uma demanda melhor do que a esperada por seus produtos, especialmente aqueles exportados.

- EMBRAER ON subiu 6,66% após forte queda nas duas últimas sessões com o cancelamento do acordo com a Boeing. Na véspera, a agência de classificação de risco de crédito S&P colocou o rating BBB- atribuído à companhia em observação negativa.

- Antes de divulgar resultados nesta noite, VALE subiu 0,13%, RAIA DROGASIL ganhou 4,24% E CIELO avançou 1,7%.