IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão estuda outro pacote de estímulo enquanto pandemia destrói economia

08/05/2020 10h01

Por Kaori Kaneko e Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - O Japão analisará medidas adicionais para atenuar o golpe econômico da pandemia de coronavírus, disse o ministro da Economia do país nesta sexta-feira, sinalizando que mais medidas de estímulo podem ser adotadas conforme o país mergulha em uma recessão profunda.

O país elaborou um pacote de estímulo econômico recorde de 1,1 trilhão de dólares em abril, que oferece pagamentos em dinheiro a famílias e empréstimos a pequenas empresas afetadas pela pandemia.

Os legisladores estão aumentando os pedidos por mais assistência, já que a decisão do governo na segunda-feira de prorrogar o estado de emergência até maio aumenta a chance de mais falências e perda de empregos.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, afirmou que o governo vai avaliar maneiras de oferecer alívio relativo ao aluguel para empresas e ajudar estudantes universitários que perderam empregos a pagar as mensalidades.

"Estamos agindo rapidamentre agora para avaliar quais outras medidas são necessárias, em consulta com o primeiro-ministro e em coordenação próxima com a coalizão governante", disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, em entrevista à imprensa.

(Reportagem de Kaori Kaneko e Tetsushi Kajimoto)