IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA registram déficit orçamentário recorde de US$738 bi em abril

12/05/2020 16h36

Por Lindsay Dunsmuir

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos registraram déficit orçamentário recorde de 738 bilhões de dólares em abril, com uma explosão nos gastos do governo e um encolhimento das receitas em meio à nova pandemia de coronavírus.

O Departamento do Tesouro informou nesta terça-feira que o déficit orçamentário em abril foi o primeiro a refletir a enormidade dos gastos do governo autorizados para tentar mitigar o impacto econômico da crise. O recorde anterior para qualquer mês era de um déficit de 235 bilhões de dólares, em fevereiro de 2020.

Até recentemente, a maior parte do país estava sob ordens estritas de bloqueio e muitas empresas foram fechadas para tentar conter a propagação do vírus, que matou mais de 80 mil pessoas nos Estados Unidos.

"São realmente números impressionantes que achava que jamais veria", disse uma autoridade sênior do Tesouro dos EUA a repórteres quando questionada sobre os dados mensais.

O déficit fiscal acumulado no ano subiu para 1,48 trilhão de dólares, comparado a um rombo de 531 bilhões de dólares no período comparável em 2019, superando o recorde anterior de 870 bilhões de dólares de déficit em abril de 2011.

O Congresso dos EUA aprovou um pacote de resgate de 2,3 trilhões de dólares para lidar com a crise em 27 de março e desde então tem aumentando a fatura, levando o total de gastos de emergência --para ajudar a isolar indivíduos, famílias, empresas e governos estaduais e locais-- a cerca de 3 trilhões de dólares.

Abril marcou o primeiro mês em que alguns desses programas de estímulo começaram a ser pagos. Aproximadamente 600 bilhões de dólares em despesas durante abril são atribuíveis aos gastos do governo em medidas de alívio do coronavírus, enquanto as receitas foram reduzidas em cerca de 300 bilhões de dólares pela crise, estimou a autoridade sênior do Tesouro.