IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gol afirma ter caixa para mais 10 meses, discute financimanto de até R$1 bi

13/05/2020 10h32

SÃO PAULO (Reuters) - A Gol estimou nesta quarta-feira que tem mais de 10 meses de caixa disponível, incluindo o pagamento integral de todas as despesas financeiras e dívidas. A empresa paralisou mais de 90% da sua frota desde o final de março em razão da pandemia do novo coronavírus.

A companhia aérea disse que, em 30 de abril, possuía 4 bilhões de reais em liquidez total. Incluindo os valores financiáveis de depósitos e ativos não onerados, o valor se aproxima de 7 bilhões de reais, conforme dados preliminares e não auditados.

Incluindo o pagamento integral de dívidas não relacionadas a aeronaves, a Gol estima um consumo líquido de caixa de 11 milhões de reais por dia para o restante do ano, o que propicia à empresa mais de 10 meses de reservas de caixa, afirmou em fato relevante.

A Gol ainda afirmou que está discutindo um financiamento de 750 milhões de reais a 1 bilhão de reais, garantido por ativos não onerados (que somam 1,7 bilhão de reais).

A companhia também chegou a um acordo de compensação pela paralisação dos Boeing 737 MAX e de reestruturação da carteira de pedidos, pelo qual recebeu 500 milhões de reais em dinheiro em abril e há 1,9 bilhão de reais a receber nos próximos anos. Não há pagamentos planejados de novas aeronaves nos próximos 24 meses.

(Por Paula Arend Laier)