PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

Preço do diesel nos postos acumula queda de 7,3% em maio, diz Ticket Log

15/05/2020 19h23

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços do diesel, combustível mais utilizado do Brasil, recuaram pela quarta quinzena consecutiva nos postos e já acumulam neste mês uma retração de 7,3% na comparação com o final de abril, mostraram dados da Ticket Log nesta sexta-feira.

O recuo vem apesar de uma alta nos preços internacionais do petróleo no período e segue-se ao anúncio pela Petrobras de dois reajustes nas refinarias nas últimas semanas que elevaram o custo da gasolina, mas pouparam o diesel de altas.

Segundo o levantamento da Ticket Log, a primeira quinzena de maio fechou com o litro do diesel comercializado nas bombas por em média 3,244 reais, contra 3,501 ao final de abril.

O valor da primeira quinzena deste mês ainda foi o menor preço médio já registrado para o diesel desde janeiro de 2017, quando ele era negociado a 3,247 reais por litro, apontou a Ticket Log, com base em levantamento realizado com mais de 18 mil postos credenciados.

Na comparação de janeiro, as cotações do diesel nas bombas acumulam queda de 18,37%, segundo os dados.

Os preços do petróleo Brent, que influenciam os reajustes da Petrobras, acumulam queda de cerca de 50% em 2020, em meio à forte redução na demanda global por combustíveis devido a medidas de isolamento adotadas pelo mundo contra a pandemia de coronavírus

Apesar da derrocada no ano, as cotações do petróleo avançaram nas últimas três semanas, apoiadas pela flexibilização de quarentenas contra o vírus em alguns países. Nesta sexta-feira o Brent fechou em alta de 6,8%, com ganhos semanais de 19,7%.

(Por Luciano Costa)

Economia