IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nasdaq bate novo recorde com expectativas de recuperação econômica rápida

08/06/2020 14h57

Por Devik Jain e Medha Singh

(Reuters) - Os mercados acionários dos Estados Unidos subiam nesta segunda-feira, com o Nasdaq atingindo uma máxima recorde pela segunda sessão consecutiva, após relatório inesperadamente positivo sobre o emprego nos EUA ter fortalecido apostas de rápida recuperação da crise causada pelo coronavírus.

Se o índice com forte peso de papéis de tecnologia fechar em uma máxima recorde, isso confirmará que o mercado com tendência de alta começou em 23 de março, de acordo com uma definição amplamente aceita. O Nasdaq é o primeiro dos três principais índices de Wall Street a se recuperar das perdas do mercado causadas pela pandemia.

O índice de referência S&P 500 e o Dow estão cerca de 5,5% e 7,4% distantes dos suas respectivas máximas de fechamento, depois de subirem mais de 45% de suas mínimas por conta da pandemia.

O S&P 500 está a menos de 1% de uma recuperação total das perdas deste ano.

O relatório mensal de empregos nos EUA divulgado na sexta-feira mostrou uma queda inesperada na taxa de desemprego, reforçando a visão de que o pior dos danos econômicos causados pelo surto de vírus terminou.

"É uma continuação das notícias de sexta-feira, de que a situação do emprego parece estar melhorando, e isso está atraindo mais investidores que estavam afastados", disse Robert Pavlik, gerente sênior de portfólio da SlateStone Wealth LLC em Nova York.

O setor de energia subia 2,8%, maior ganho entre os 11 principais setores do S&P, já que os principais produtores de petróleo concordaram em problema um acordo sobre cortes recordes de produção no fim de semana. [O/R]

Outros setores cíclicos, incluindo financeiro e industrial, bem como as ações de consumo discricionário, proporcionavam mais impulso ao índice de referência.

Às 14:52 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 1,1%, a 27.411 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,633076%, a 3.214 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançava 0,57%, a 9.870 pontos.

O foco desta semana é a reunião de política monetária do Federal Reserve, que terminará na quarta-feira, quando o relatório de empregos provavelmente será discutido.

(Reportagem de Devik Jain e Medha Singh)