IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo do Japão prevê contração na economia este ano com impacto de Covid-19, dizem fontes

29/07/2020 08h44

Por Yoshifumi Takemoto e Kaori Kaneko

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão projeta que a economia vai contrair este ano à medida que as atividades se recuperam lentamente da crise do coronavírus, com um retorno ao crescimento aguardado para o próximo ano, disseram quatro fontes do governo à Reuters.

Refletindo a incerteza sobre quanto tempo durará a pandemia, o governo japonês dará o passo incomum de anunciar vários cenários de crescimento para 2020 e 2021 esta semana, com base em cenários de recuperação rápida ou lenta diante da crise sanitária, disseram as fontes com conhecimento do assunto nesta quarta-feira.

O Produto Interno Bruto (PIB) real deve encolher no atual ano fiscal até março de 2021 em ambos os cenários, mas seria menor que uma contração de 5%, disse uma das fontes.

O governo previa anteriormente um crescimento de 1,4% neste ano fiscal, com base no impulso da demanda doméstica por investimentos corporativos mais fortes e em um pacote fiscal aprovado em dezembro do ano passado.

Analistas em uma pesquisa recente da Reuters esperavam que a economia encolhesse 5,3% no ano como um todo, o ritmo mais rápido em décadas, mas acreditam que o Japão começou a se recuperar no trimestre atual e saltará 3,3% em 2021.