IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANP vê aporte de R$5 bi em novos poços de exploração de petróleo no Brasil em 2021

12/01/2021 15h17

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Petroleiras deverão investir 5,24 bilhões de reais no Brasil em 2021 para perfuração de 38 novos poços exploratórios de óleo e gás, mais que o dobro do número de perfurações iniciadas no ano passado, apontou a agência reguladora ANP nesta terça-feira, em um sinal de aquecimento das atividades exploratórias.

Do montante previsto, 5,08 bilhões de reais deverão ser aportados em 18 perfurações em ativos marítimos, enquanto o restante será destinado a atividades em terra, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, com base em informações declaradas por operadores em contratos.

Em 2020, foram feitas perfurações de 16 novos poços exploratórios no Brasil, segundo a ANP.

A autarquia não deu detalhes sobre as empresas responsáveis pelos poços previstos para este ano e nem sobre os locais onde eles serão perfurados.

Nos últimos anos, grandes petroleiras como Exxon, Shell, BP, Equinor e Chevron participaram de leilões de áreas exploratórias com grande potencial no Brasil. Os ativos arrematados pelas empresas demandam investimentos em atividades de prospecção e podem demorar anos até a entrada em produção.

(Por Marta Nogueira; Edição de Luciano Costa)