ANÁLISE-Ao precipício e de volta na GameStop: Wall Street x Reddit
Por Svea Herbst-Bayliss e Maiya Keidan
NOVA YORK (Reuters) - Dormindo três horas por noite, sem tempo para comer, um gestor de um fundo hedge de Nova York que supervisiona bilhões de dólares em ativos considera que a última semana foi a mais estressante da sua vida.
“Nada estava fazendo sentido”, disse, ao observar as ações da GameStop Corp dispararem, enquanto ele apostava que elas cairiam.
Quarta-feira foi o pior dia. Alimentados por conversas no Reddit e em outras redes sociais, investidores usaram ambientes como o aplicativo Robinhood para fazer ofertas pela varejista.
A GameStop subiu 135%, a caminho de valorizar mais de 1.500% em janeiro, sem que tenha havido mudança em seu plano de negócios. Os fundos hedge ficaram perdidos. O comércio de ações havia ficado tão imprevisível àquela atura em todos os setores que os fundos foram forçados a vender ações que estavam em alta para equilibrar seus portfólios.
“É hora de parar”, disse o gestor a sua equipe.
A experiência do gestor e de alguns outros entrevistados pela Reuters nos últimos dias, todos pedindo para permanecerem anônimos por medo de ameaças pessoais de investidores de varejo, é uma espiada pela fechadura em uma semana de perdas que Wall Street diz ter sido muito pior para ela do que as vendas provocadas pela pandemia no ano passado.
Com o começo de uma nova semana, ainda não se sabe quanto tempo durará a recuperação alimentada por usuários do Reddit em ações que tradicionalmente não são cobiçadas.
No futuro imediato, pode significar mais perdas ao mercado se os hedge funds continuarem a vender para cumprir resgates ou corrigir seus portfólios. No longo prazo, eles podem ter que modificar suas estratégias para reencontrar o norte e virar a maré a seu favor.
O que ainda não está claro é se essa ruptura irá evoluir para um acidente de mercado ”, disse Mohamed El-Erian, assessor econômico-chefe da Allianz.
A extensão das perdas expôs uma grande fraqueza em Wall Street. A empresa de análise S3 disse que os vendedores a descoberto da GameStop tiveram perdas de marcação a mercado de quase 20 bilhões de dólares este ano.
Vários gerentes de fundos hedge disseram que a ideia de vender a descoberto a GameStop há muito é a favorita em "jantares de ideias" exclusivos, onde os gestores de fundos trocam ideias sobre seus melhores negócios.
Os gestores também destacaram que os corretores, muitos dos quais trabalham em fundos de múltiplas estratégias que empregam grupos de gestores de portfólio, corretores e analistas, muitas vezes se conhecem bem e podem comparar estratégias.
ALVO IRRACIONAL
Os gestores de fundos disseram que a experiência da semana está mudando a maneira como fazem negócios.
Andrew Left, da Citron, que deu início ao frenesi do comércio de varejo ao detalhar publicamente os problemas da GameStop, reconheceu a derrota na sexta-feira. Ele cobriu suas posições, teve prejuízo e disse que vai parar de publicar relatórios de vendas a descoberto, uma estratégia que lhe rendeu milhões e o tornou um nome de destaque no setor.
Os hedge funds também serão muito mais cautelosos em relação a posições vendidas no futuro, por medo de se tornarem um "alvo irracional", disse um ex-administrador de fundos de hedge, acrescentando que "isso meio que derrota o propósito dos fundos hedge".
Tradicionalmente, os fundos hedge prometiam aos investidores uma proteção contra as quedas do mercado, sendo capazes de vender a descoberto e ganhar dinheiro quando as ações caíssem.
Os fundos também têm menos probabilidade de usar estratégias de negociação, como opções de venda, um tipo de derivativo que precisa ser divulgado e que Melvin e Maplelane usaram, disseram os gestores.
Ao mesmo tempo, porém, uma coisa não mudará: Wall Street está pensando em novas maneiras de ganhar dinheiro novamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.