IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Oferta de combustíveis nos EUA aperta com 5° dia de paralisação em oleodutos

O ataque cibernético afetou uma das maiores redes de oleodutos dos EUA - Colonial Pipeline
O ataque cibernético afetou uma das maiores redes de oleodutos dos EUA Imagem: Colonial Pipeline

Stephanie Kelly e Devika Krishna Kumar

Da Reuters

11/05/2021 10h30Atualizada em 11/05/2021 10h30

A oferta de gasolina ficou mais apertada em parte dos Estados Unidos nesta terça-feira, à medida que a paralisação de um dos maiores dutos de combustíveis do país após ataque de hackers entrou no seu quinto dia, gerando preocupações com saltos nos preços nos postos antes da temporada de viagens de verão.

A Colonial Pipeline disse que trabalha para retomar "substancialmente" as operações no final da semana, depois que o ataque cibernético forçou o fechamento dos dutos na sexta-feira, afetando quase metade do suprimento de combustíveis na costa leste do país, em incidente que evidenciou a vulnerabilidade da infraestrutura de energia norte-americana ante hackers.

A principal reguladora norte-americana de energia divulgou na segunda-feira um pedido pela adoção de padrões obrigatórios de cibersegurança para operadores de dutos.

"Incentivar os oleodutos a adotarem voluntariamente as melhores práticas é uma resposta inadequada", disse o chefe da Comissão Federal de Regulação de Energia, Richard Glick.

O FBI acusou um grupo criminoso conhecido como DarkSide pelo ataque com ransomware.

Acredita-se que o DarkSide tem sede na Rússia ou no Leste Europeu, segundo especialistas em cibersegurança, que apontaram que eles evitam atacar computadores que usam línguas de antigas repúblicas soviéticas.

Mas o presidente norte-americano Joe Biden disse na segunda-feira que não acredita que o governo russo tenha apoiado o ataque.

"Até o momento, não temos evidências, de nosso pessoal de inteligência, de que a Rússia está envolvida", disse Biden.

Enquanto isso, a demanda por gasolina no sudeste dos EUA, uma região que depende fortemente do sistema da Colonial, já aumentava devido a consumidores temorosos quanto a uma escassez de combustíveis.

A Associação Americana de Automóveis disse que o preço médio da gasolina no país subiu 6 centavos de dólar na semana, para 2,96 dólares por galão, o maior nível desde maio de 2018, e se aproxima do maior nível desde 2014.

Mas a associação alertou contra compras excessivas visando formação de reservas, dizendo que isso reduz ainda mais o suprimento.

Moradora da Flórida, Katina Willey disse à Reuters na segunda-feira que foi a cinco postos de gasolina antes de encontrar um que tivesse combustível disponível. "Havia filas em três das cinco estações que tentei", disse ela.

Outros motoristas disseram que também estavam tentando abastecer por medo de que a situação piorasse.

Se a interrupção dos dutos se estender, fornecedores de combustível poderão enviar o produto por caminhões e trens para compensar algumas das deficiências. O Departamento de Transporte suspendeu no domingo restrições para motoristas de caminhões de combustível em 17 Estados afetados.