IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro sobe com mercado se recuperando após temores com alertas da China

27/05/2021 07h51

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os futuros do minério de ferro na Ásia se recuperaram nesta quinta-feira após terem chegado a tocar mínimas de mais de seis semanas, impulsionado por um alívio em preocupações sobre possíveis medidas da China contra negociações especulativas.

O minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian encerrou o pregão diurno com alta de 1,1%, a 1.046,50 iuanes (164,10 dólares) por tonelada, após ter recuado mais cedo para 985 iuanes, o menor nível desde 12 de abril.

Na bolsa de Cingapura, o material usado na fabricação do aço saltou 5,6%, para 182,10 dólares por tonelada, após ter alcançado mínima de cinco semanas de 170,50 dólares mais cedo.

No aço, os futuros em Xangai se estabilizaram após uma queda impulsionada por alertas do governo chinês e de reguladores, que falaram em contar altas "irracionais" dos preços para segurar a inflação das commodities.

"Embora as ações do governo pareçam ter tirado um pouco da fervura no mercado de minério de ferro no curto prazo, a história sugere que elas não devem ter muita influência no longo prazo", disse Adam Hoyes, economista-assistente da Capital Economics.

Ele citou ocasiões anteriores em que a China apertou a regulação em resposta à alta dos preços das commodities, como em dezembro, com restrições nas operações com futuros de minério de ferro que esfriaram um rali dos preços por apenas poucas semanas.

O minério de ferro spot com 62% de teor recuou para 182 dólares por tonelada na quarta-feira, caindo mais de 20% ante o preço recorde de 232,50 dólares tocado em 12 de maio, segundo a consultoria SteelHome.

O vergalhão de aço na bolsa de futuros de Xangai avançou 0,2%.