IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

2022: Projeto argentino prevê crescimento de 4% do PIB, com inflação de 33%

O projeto orçamentário deve ser aprovado pelo Congresso - Getty Images
O projeto orçamentário deve ser aprovado pelo Congresso Imagem: Getty Images

16/09/2021 10h25

O PIB (Produto Interno Bruto) da Argentina crescerá 4% em 2022, com inflação anual de 33%, de acordo com projeto de orçamento que chegou ao Congresso na quarta-feira minutos antes da meia-noite.

O projeto orçamentário, que deve ser aprovado pelo Congresso, foi apresentado no mesmo dia em que o governo enfrentou uma crise, com pedido de demissão de vários ministros que pertencem à "ala dura" do partido no poder, após derrota eleitoral do peronismo nas eleições legislativas de domingo.

O presidente de centro-esquerda, Alberto Fernández, fez uma reunião de emergência na tarde de quarta-feira com os ministros leais, que expressaram publicamente seu apoio, mas não disse até agora se aceitará os pedidos de demissão.

Após a crise que a economia local sofreu em 2020, agravada pela pandemia do coronavírus, o governo espera que o PIB cresça 8% em 2021, com uma inflação que pode ultrapassar os 40%, segundo estimativas de analistas.

Especialistas preveem mudanças nos rumos da política econômica do governo, que hoje enfrenta inflação alta, pobreza de 42% e negociações com o FMI (Fundo Monetário Internacional) para renegociar uma dívida de 44 bilhões de dólares.