IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reservas da CVC sobem no 4º tri e vão a R$ 3 bi, mas empresa vê impacto da ômicron em dezembro

A empresa excluiu outubro dos cálculos por conta do ataque digital que sofreu no mês - Roberto Tamer/Divulgação
A empresa excluiu outubro dos cálculos por conta do ataque digital que sofreu no mês Imagem: Roberto Tamer/Divulgação

André Romani

Da Reuters

21/01/2022 09h59Atualizada em 21/01/2022 11h53

A CVC disse que suas reservas confirmadas somaram cerca de 3 bilhões de reais no quarto trimestre, alta de 64% ante o mesmo período do ano anterior, segundo prévia operacional divulgada nesta sexta-feira.

O aumento foi de 4% em comparação com o trimestre imediatamente anterior, e de 41% no acumulado do ano frente a 2020.

A CVC disse que, no Brasil, as reservas confirmadas em novembro e dezembro equivaleram a 66% do registrado no mesmo período de 2019, dois pontos percentuais acima do reportado no terceiro trimestre deste ano.

A empresa excluiu outubro dos cálculos por conta do ataque digital que sofreu no mês.

Já as reservas embarcadas avançaram 93% frente ao quarto trimestre de 2020, ajudada pela operação na Argentina. Contra o terceiro trimestre, a alta foi de 28% e no ano de 32%.

Segundo a CVC, houve desaceleração de vendas a partir da segunda quinzena de dezembro, sobretudo para destinos internacionais — segmento em que a demanda vinha se recuperando durante o trimestre, diante do avanço da variante Ômicron da Covid-19.

A empresa espera, entretanto, que esse efeito seja transitório, já que vê "sinais de estabilização ou declínio dos casos em alguns dos primeiros países acometidos por ela".