Contratos futuros do minério de ferro caem na China após alerta de reguladores
HONG KONG (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro da China caíram mais de 8% nesta sexta-feira, depois que reguladores e associações da indústria do país emitiram alertas contra recentes movimentos incomuns de preços do principal ingrediente da siderurgia.
Mais cedo nesta sexta-feira, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), que é o planejador estatal do país, disse que o regulador de mercado enviaria equipes de investigação para a bolsa de commodities e os principais portos para examinar os estoques de minério de ferro, além de negociações no mercado à vista e mercado de futuros.
A NDRC, que emitiu três anúncios públicos até agora este ano depois que os preços do minério de ferro subiram mais de 20%, disse que alertou os provedores de informações que eles não deveriam fabricar nenhuma notícia ou aumentar os preços, e prometeu reprimir seriamente quaisquer irregularidades.
A bolsa de Dalian, seguindo a declaração do planejador estatal, dobrou as taxas de transação para alguns contratos futuros de minério de ferro. Essa mudança terá início em 16 de fevereiro.
Enquanto isso, a Associação de Ferro e Aço da China disse na noite de sexta-feira que descobriu que algumas empresas envolvidas em negócios de minério de ferro "violaram a ética nos negócios" ao emitir e divulgar informações falsas, o que interrompeu seriamente a ordem do mercado e feriu os direitos dos participantes.
O órgão do aço condenou tais comportamentos e instou as mineradoras a exercerem os acordos no prazo, assim como quer que comerciantes evitem especulações maliciosas.
O contrato futuro de minério de ferro mais negociado na bolsa de commodities de Dalian caiu mais de 8%, para cerca de 766 iuanes (120,53 dólares) por tonelada. Ele havia subido quase 6% mais cedo nesta sexta-feira.
(Por Zhang Min e Twinnie Siu)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.