PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

BC da China vai intensificar suporte financeiro a indústrias afetadas pela Covid

18/04/2022 08h09

PEQUIM (Reuters) - A China vai intensificar o suporte financeiro a indústrias, empresas e pessoas afetadas pelos surtos de Covid-19, informou o banco central nesta segunda-feira, como parte de medidas para aliviar a desaceleração econômica.

Autoridades irão guiar instituições financeiras para que ampliem os empréstimos e renunciem aos lucros em prol da economia real, disse o banco central em comunicado em seu site.

As instituições financeiras devem dar suporte de forma flexível a pessoas afetadas pela Covid, adiando o pagamento de empréstimos, e aqueles vencidos não devem ser registrados, disse o banco central.

As instituições financeiras devem comprar títulos de governos locais apropriadamente para sustentar o investimento em infraestrutura, completou.

A economia da China desacelerou em março, pressionada pelo consumo, setor imobiliário e exportações, tirando o brilho de números melhores do que o esperado do crescimento no primeiro trimestre e piorando o cenário em meio às restrições pela Covid-19 e à guerra na Ucrânia.

A China vai determinar adiantamentos e juros mínimos para empréstimos imobiliários e atender às necessidades de financiamento razoáveis de incorporadoras e empresas de construção, buscando ajudar a estabilizar o mercado imobiliário, disse a autoridade monetária.

(Reportagem de Kevin Yao e redação Pequim)