PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Premissas econômicas da Argentina podem mudar, mas metas de programa da dívida seguem inalteradas, diz IMF

26/04/2022 10h39

(Reuters) - As suposições do Fundo Monetário Internacional sobre a economia argentina estão sujeitas a mudanças de acordo com o quadro macroeconômico, mas as metas do programa atual entre o FMI e o país permanecem em vigor, disse uma autoridade do órgão credor global nesta terça-feira.

"As suposições podem mudar devido à nova estrutura macroeconômica, que vem da economia global, (ou) novos choques", disse Ilan Goldfajn, diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI

"As metas são fiscais, e sobre reservas, e estruturais, e estas não mudarão porque temos objetivos formais e o que precisamos fazer é ajudar as autoridades a priorizar as medidas a fim de cumprir estas metas."

Um novo programa de 44 bilhões de dólares para a Argentina foi aprovado no mês passado pelo conselho do FMI, que reconheceu que o acordo vem com "riscos excepcionalmente altos" devido, em parte, às repercussões da invasão russa da Ucrânia.

O Fundo falou então de uma recalibração adiantada do programa e antecipou a data da primeira revisão de junho para maio. Ainda não há uma data definida para a visita à Argentina do próximo mês.

(Por Rodrigo Campos)