IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Sabesp investirá R$3,9 bi em programa de despoluição do Tietê até 2026, diz governo de SP

Programa terá um incremento de 1,3 bilhão de reais na capacidade de tratamento de esgoto no Alto Tietê pela Sabesp, segundo Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. - Amanda Perobelli/Reuters
Programa terá um incremento de 1,3 bilhão de reais na capacidade de tratamento de esgoto no Alto Tietê pela Sabesp, segundo Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Fernando Cardoso

31/03/2023 13h39

A companhia de saneamento paulista Sabesp investirá 3,9 bilhões de reais até 2026 em um novo programa de despoluição do rio Tietê, o IntegraTietê, que terá no total investimentos do governo paulista de 5,6 bilhões de reais no quadriênio 2023-2026, informou nesta sexta-feira a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado.

Segundo a Semil, o programa terá um incremento de 1,3 bilhão de reais na capacidade de tratamento de esgoto no Alto Tietê pela Sabesp, e também prevê 2,6 bilhões de reais em complemento e interligação das redes e coletores no Alto Tietê pela empresa.

"Não queremos inventar a roda. Sabemos do tamanho do desafio que é o Tietê. Para isso, pretendemos tratar o rio como uma política do Estado. Integrar todos os atores envolvidos no processo traz uma melhor governança para as ações", disse a Semil em comunicado, citando a secretária Natália Resende.

Em evento de apresentação do programa na sede da Semil, Resende disse a repórteres que o objetivo não é despoluir o rio completamente nos quatro anos de mandato, e que as metas específicas do programa ainda serão discutidas, mas devem ser "poucas, objetivas e eficientes".

A secretária também afirmou que os planos de investimento do programa incluem diferentes cenários, como a Sabesp investindo toda a quantia estabelecida como empresa pública ou a possibilidade de antecipação de recursos através do processo de desestatização da companhia.

Além disso, a empresa comporá, através do programa, o Fórum IntegraTietê, junto da participação de outros órgãos sob jurisdição da Semil, como o Departamento de Águas e Energia Elétrica e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, além de membros de comitês locais de gestão do Tietê. O objetivo é a melhor integração de todos os atores e atividades que ocorrem no rio.

Na terça-feira, o presidente da Sabesp, André Salcedo, disse em conferência que a empresa vai passar por uma redução "relevante" de custos, mencionado que pode considerar opções como um eventual programa de demissão voluntária.

Ele prometeu que a empresa mostrará uma "melhoria bastante sensível nas operações" a partir de um "choque de gestão" que está reestruturando a Sabesp, que encerrou o ano passado com 12,3 mil funcionários.