IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Fabricante de veículos elétricos Rivian tem produção fraca com restrições na cadeia de suprimentos

03/04/2023 18h18

(Reuters) - A Rivian informou nesta segunda-feira que não atingiu as estimativas de produção para o primeiro trimestre, com a fabricante de veículos elétricos lutando com as restrições na cadeia de suprimentos.

Chamando os obstáculos na cadeia de suprimentos em fevereiro de a "maior restrição" da montadora, o presidente-executivo da Rivian, R.J. Scaringe, sinalizou que a empresa não tinha componentes para operar plenamente sua fábrica em Normal, no Estado norte-americano de Illinois, em todas as linhas e múltiplos turnos.

A empresa, apoiada pela Amazon, disse que interrompeu sua linha de produção comercial durante a maior parte do primeiro trimestre de 2023 para introduzir novas tecnologias, incluindo baterias lítio-fosfato-ferro (LFP).

A Rivian produziu 9.395 veículos em sua fábrica em Normal no trimestre encerrado em março, ante estimativa de 10.030 veículos em consenso da Visible Alpha. No quarto trimestre, a companhia produziu 10.020 veículos.

"O relatório provavelmente indica que a RIVN continuou gastando dinheiro em um ritmo alarmante e não está nem perto de gerar lucro bruto, muito menos lucro líquido", disse Garrett Nelson, analista da CFRA Research, que rebaixou a recomendação para as ações da empresa de "venda" para "venda forte".

A empresa com sede em Irvine, na Califórnia, contudo, reiterou sua meta de produção anual de 50.000 unidades.

A Rivian entregou 7.946 veículos no primeiro trimestre, contra estimativas de 7.090 veículos. A montadora entregou 8.054 veículos no quarto trimestre.

A fabricante de carros elétricos Tesla disse no domingo que entregou 422.875 veículos no trimestre encerrado em março, uma alta de 4% em relação ao trimestre anterior.

(Reportagem de Chavi Mehta em Bengaluru; reportagem adicional de Akash Sriram)