IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Gastos com construção nos EUA caem em fevereiro

03/04/2023 11h35

WASHINGTON (Reuters) - Os gastos com construção nos Estados Unidos caíram em fevereiro, uma vez que o investimento na construção de residências unifamiliares manteve sua tendência de queda em meio aos custos mais altos das hipotecas.

O Departamento do Comércio informou nesta segunda-feira que os gastos com construção caíram 0,1% em fevereiro, após aumentarem 0,4% em janeiro.

Economistas consultados pela Reuters previam que os gastos com construção permaneceriam inalterados. Os gastos com construção aumentaram 5,2% em fevereiro na comparação anual .

Os gastos com projetos de construção privados permaneceram inalterados após um aumento de 0,2% em janeiro.

O investimento na construção residencial caiu 0,6%, com os gastos em projetos de moradias unifamiliares em queda de 1,8%. Os gastos com habitações multifamiliares aumentaram 1,4%, ainda sustentados pela procura por aluguel.

O mercado imobiliário sofreu o impacto dos aumentos agressivos da taxa de juros pelo Federal Reserve em sua batalha para domar a inflação, com a contração do investimento residencial por sete trimestres consecutivos, a mais longa desde o colapso da bolha imobiliária desencadeada pela crise imobiliária Grande Recessão de 2007-2009.

Mas o pior provavelmente já passou. As taxas de hipoteca estão caindo após o recente colapso de dois bancos regionais dos EUA, o que provocou temores de contágio no setor bancário. No entanto, o mercado imobiliário não está fora de perigo porque as condições de crédito ficaram mais apertadas.

(Reportagem de Lucia Mutikani)