IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Mester diz que é muito cedo para dizer se será necessário Fed aumentar juros em maio

05/04/2023 10h59

(Reuters) - A presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester, disse nesta quarta-feira que é muito cedo para saber se o banco central dos Estados Unidos precisará aumentar sua taxa básica de juros na próxima reunião de política monetária, no início de maio.

Seus comentários, em entrevista à Bloomberg TV, vieram um dia depois de ela fazer um discurso no qual disse que via a taxa básica de juros do Fed "se movendo acima de 5% e a taxa real permanecendo em território positivo por algum tempo".

No final de março, o Fed aumentou os juros em 0,25 ponto percentual, para entre 4,75% e 5%, mas indicou que estava perto de seu pico depois que problemas no setor bancário levantaram expectativas de um aperto adicional nas condições financeiras à medida que os padrões de empréstimo se tornam mais rígidos.

Mester e outras autoridades estão tentando reduzir a inflação para a meta de 2% do Fed sem causar uma recessão.

Na reunião de política monetária de março, a maioria dos membros do Fed sinalizou que a expectativa era de que precisariam aumentar os juros mais uma vez, para 5,1%, e não cortá-los até 2024. Mester disse que ainda vê uma inflação "um pouco mais persistente" do que a previsão mediana de seus pares.

(Reportagem de Lindsay Dunsmuir)