IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Petrobras conclui venda do Polo Norte Capixaba para Seacrest

13/04/2023 08h06

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou que concluiu a operação de transferência de sua participação no Polo Norte Capixaba para a Seacrest, em desinvestimento que havia sido assinado em março do ano passado.

A operação foi concluída com o pagamento à vista de 426,65 milhões de dólares para a Petrobras, já com os ajustes previstos no contrato, informou a estatal em fato relevante na noite de quarta-feira.

O valor recebido se soma aos 35,85 milhões de dólares pagos à Petrobras no ano passado, na ocasião da assinatura do contrato com a Seacrest, que agora assume como operadora dos quatro campos terrestres do Polo Norte Capixaba e demais infraestruturas de produção.

Além desse montante, é previsto o recebimento pela Petrobras de até 66 milhões de dólares em pagamentos contingentes, a depender das cotações futuras do Brent.

A conclusão dessa venda ocorre após desentendimentos, no mês passado, entre a estatal e o governo sobre a revisão de processos de desinvestimentos pela empresa. O conselho da Petrobras havia decidido que prosseguiria com as operações com contratos já assinados.

No comunicado da véspera, a Petrobras destacou ainda que esse desinvestimento não impacta outras atividades suas no Espírito Santo, onde a empresa mantém operações de importantes campos em águas profundas, com destaque para o Parque das Baleias, além de sete áreas exploratórias.

(Por Letícia Fucuchima)