IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Lagarde diz que "ainda falta um pouco" sobre política monetária do BCE

20/04/2023 12h19

PARIS (Reuters) - A inflação na zona do euro está muito alta e a política monetária do Banco Central Europeu "ainda tem um certo caminho a percorrer" para levar a inflação de volta para sua meta de 2%, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, nesta quinta-feira.

"Nossa política monetária obviamente deve empregar todas as suas ferramentas para levar a inflação para a meta de 2% no médio prazo", disse Lagarde em uma conferência realizada na escola de elite francesa Polytechnique, em Paris.

"Este exercício está em andamento. Já usamos a maioria de nossas ferramentas, ainda falta um pouco", acrescentou.

"A trajetória dependerá obviamente de uma série de fatores e principalmente do impacto no crédito e na sua disponibilidade (depois) dos problemas financeiros que conhecemos", acrescentou, referindo-se às recentes tensões no setor bancário.

A expectativa é que o BCE eleve as taxas de juros pela sétima vez consecutiva em sua próxima reunião em 4 de maio, em uma tentativa de reduzir a inflação na zona do euro, com as autoridades para um aumento de 0,25 ponto percentual, disseram fontes com conhecimento direto da discussão à Reuters.

(Por Dominique Vidalon e Blandine Henault)