IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Preços do petróleo caem 2% com temores de recessão e alta de estoques de gasolina nos EUA

20/04/2023 19h31

Por Laila Kearney

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram nesta quinta-feira cerca de 2 dólares o barril para seu nível mais baixo desde o final de março, pressionados por temores de que uma possível recessão possa prejudicar a demanda por combustível e após um aumento nos estoques de gasolina nos EUA.

O petróleo Brent fechou a 81,10 dólares o barril, com queda de 2,02 dólares, ou 2,4%. O petróleo nos EUA (WTI) fechou a 77,29 o barril, com recuo de 1,87 dólar, ou 2,4%.

Ambos os contratos de referência caíram 2% na quarta-feira e estão no nível mais baixo desde pouco antes de um anúncio surpresa de corte adicional de produção da Opep+.

"No final das contas, uma das grandes razões pelas quais estamos escorregando é o medo da recessão", disse Bob Yawger, diretor-executivo de futuros de energia da Mizuho.

O número de americanos entrando com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou moderadamente na semana passada, indicando que o mercado de trabalho estava desacelerando após um ano de aumentos nas taxas de juros pelo Federal Reserve dos EUA e alimentando preocupações sobre uma desaceleração na demanda por combustível.

Os estoques de gasolina aumentaram inesperadamente na semana passada em 1,3 milhão de barris, para 223,5 milhões de barris, informou a Administração de Informação de Energia dos EUA em seu relatório na quarta-feira. [EIA/S] [API/S]

A demanda implícita de gasolina também caiu 3,9% em relação aos níveis do ano anterior, para 8,5 milhões de barris por dia. Enquanto isso, os estoques de petróleo dos EUA caíram 4,6 milhões de barris, mas analistas disseram que o declínio pode durar pouco.

(Reportagem adicional de Shadia Nasralla em Nova York, Andrew Hayley em Pequim e Katya Golubkova em Tóquio)